terça-feira, 31 de maio de 2011

GINCANA GENÉTICA: Prova 9

Amanda Arraes : http://amandaarraes.blogspot.com/2011/05/video-legendado-por-amanda-arraes.html








Raquel Alencar(vídeo): http://raquelasf.blogspot.com/2011/05/blog-post_26.html

Ismael Luna (visita a APAE): http://ismaelluna.blogspot.com/2011/05/visita-apae-atividade-2-da-gincana.html?showComment=1306327280850#c3277586485064132356


segunda-feira, 30 de maio de 2011

GINCANA GENÉTICA: Prova 1 - Entrevista

Carolina Arango
Bióloga
Diplomada em Citogenética
Mestrado em Biologia - Genética

Universidade Nacional de Colombia
Bogotá - Colômbia

1. Como foi a escolha da ciência como uma profissão?

Como qualquer outra profissão. Basta olhar as coisas que você gosta de fazer mais do que outros, sonhar com as questões que você resolver com seu próprio trabalho (como uma contribuição), mas acima de tudo, qual é a profissão que você realmente gosta de fazer na vida. No meu caso pessoal, eu adorava brincar com um pequeno microscópio quando eu era apenas uma menina, imaginando que eu poderia ver coisas que ninguém mais poderia. Então, da minha própria profissão não foi difícil.

2. Atualmente, você gosta do seu trabalho?

Claro, eu sempre gostei da minha carreira. Não só quando eu era um estudante na universidade, também agora, a trabalhar. Gosto do meu trabalho, eu gosto de compartilhar meus conhecimentos com outros alunos e não param de surpreender com cada coisa nova descoberta. Amar Seu trabalho é a chave.

3. Você pode nos explicar um pouco sobre o desenvolvimento de seus estudos e os principais resultados já apresentados?

Meus estudos se concentram principalmente em citogenética. Comecei essa linha de trabalho no final da minha carreira fazendo pesquisa em citogenética clínica e, posteriormente, eu trabalhei em diagnóstico citogenético de pacientes com doenças ou síndromes genéticas. Depois que eu realizou pesquisas em citogenética animal, especificamente em esquilos. No meu país, roedores mostraram uma grande variação intraespecífica citogenética que poderia levar a um rearranjo nova sistemática de espécies colombiano. Além disso, os dados obtidos com estes testes são importantes para estabelecer relações filogenéticas com espécies estreitamente relacionadas, especificamente quando se trata de questões como a evolução cromossômica.

4. De onde parte a demanda para uma pesquisa?

São idéias. Quando vamos a um congresso, a um simpósio, surgem novas idéias e quando retornamos para o nosso laboratório vamos testá-las. Às vezes não dá certo, mas às vezes dá certo, tranforma-se num projeto maior e vira a tese de um aluno, por exemplo. O mais legal de se fazer ciência é estar aprendendo e criando diariamente.

5. Como estimular a formação de futuros cientistas?

É importante compreender que, hoje, o mundo avança foco na ciência. Não nas áreas biológicas, mas também campos de tecnologia. A base de toda descoberta científica é a ciência (matemática, biológicas) e as contribuições de que na vida são indiscutíveis eo mais importante de todas: ainda muito trabalho a ser feito. Por estas razões, os países mais industrializados concentram seus esforços no desenvolvimento de pesquisa em ciência e que é a maneira que países como o nosso deve seguir. E para conseguir que exigem pessoal altamente treinado ... mais estudantes que desejam para conhecer as coisas, por mais conhecimento.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cirugião dentista na UTI é importante para o controle de infecções

A importância do cirugião dentista na UTI, infecções diminuem em 30%. A higiene bucal em pacientes críticos é responsável pela diminuição de infecções e complicações.

Alguns dos mais importantes centros de saúde têm implantado nos últimos anos o profissional cirurgião dentista em suas Unidades de Terapia Intensiva.
A AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira tem abraçado essa iniciativa e organizado cursos e eventos para o profissional dessa especialidade que deseja atuar no tratamento com pacientes críticos.

Segundo a presidente do Departamento de Odontologia da AMIB, Dra. Teresa Morais, “com o constante surgimento de evidências científicas que respaldam o papel nocivo dos comprometimentos e das infecções dentárias e bucais para a degradação do estado geral dos pacientes alocados nas Unidades de Terapia Intensiva, a odontologia passa a dividir responsabilidades, com outros integrantes das equipes de saúde – especialmente nas questões referentes ao controle das infecções e da melhor oferta de conforto a esses pacientes”.

A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de infecções nas Unidades de Terapia Intensiva e pode causar até pneumonia — doença responsável por 30% das mortes nesse ambiente. A higiene bucal deficiente é comum em pacientes internados em UTIs. “Esse problema propicia a colonização do biofilme bucal por microrganismos patogênicos, especialmente respiratórios”, alerta a cirurgiã dentista intensivista.

A AMIB, por meio de seu departamento de odontologia e da integração dos seus segmentos, prepara e amplia o convívio dessa importante área da saúde, com as que já se vincularam dentro do ambiente das UTIs e hospitais.


JORNAL DO CFO - Edição nº 96

http://cfo.org.br/wp-content/uploads/2011/03/jornalCFO98.pdf

Curiosidades da História da Odontologia



Curiosidades:

O pai de Tiradentes (mártir da inconfidência), também foi dentista, profissão essa, ensinada para seu filho.

Naquela época era comum “amarrar na cadeira” os braços dos pacientes que seriam submetidos a uma extração dentária. A esterilização dos instrumentos eram precariamente feitos, passando a ponta dos instrumentos sobre a chama de uma lamparina. Também fazia-se atendimento fora do consultório.

A medicação pós extração era feita através de ervas medicinais que eram fornecidas ao paciente. Normalmente o dentista possuía em seu consultório, vários vasos com diferentes tipos de ervas para esse fim, ao qual removia algumas folhas, que eram dadas ao paciente, para utilização em forma de chá ou como colutório.

A profissão de dentista no mundo é bastante antiga. Arqueólogos egípcios descobriram as primeiras três tumbas de dentistas que datam da época faraônica em uma localidade cerca de 25 quilômetros ao sudoeste do Cairo.

A descoberta foi anunciado pelo Conselho Supremo de Antiguidades (CSA), em comunicado no qual informa que as três sepulturas foram achadas em escavações feitas no local monumental de Sakkara, e que datariam do Império Antigo (2575-2150 a.C.).

Essas tumbas pertencem a um rei que governou no final da IV e princípio da V dinastias faraônicas.

Uma dessas sepulturas, pertencente ao chefe dos dentistas do faraó, E e Mery, tem uma entrada que conduz a um salão retangular similar a um corredor, e que contém duas pequenas antecâmaras com cenas da vida cotidiana esculpidas em suas paredes, ressaltou a autoridade egípcia.

quarta-feira, 30 de março de 2011


Apesar de cada dente se desenvolver como uma estrutura independente e de serem formados tipos dentários morfologicamente diferentes, o processo de desenvolvimento do dente,denominado odontogênese, é basicamente o mesmo.

Os germes dentários que são aglomerações celulares (específicas para a formação dentária), começam a se desenvolver dentro dos maxilares da criança durante a gestação. Essa formação celular que mais tarde dará origem aos dentes começa a se desenvolver a partir do trigésimo sétimo dia de vida intra-uterina.

Estes germes são constituídos de vários tipos celulares, que vão originar tecidos diferentes que irão fazer parte da composição dental. É a partir do quinto mês de vida intra-uterina que inicia-se a calcificação dos dentes decíduos (dentes de leite) e entre o primeiro e segundo ano de vida calcificam-se os dentes permanentes.

Anatomicamente podemos dividir os dentes em coroa e raiz. A raiz é a parte do dente que fica dentro do alvéolo dental (osso). Já a coroa é a parte que nós vemos quando as pessoas falam, etc.

A coroa do nosso dente é formada por 3 tecidos diferentes. O mais externo é o esmalte que reveste o dente, conferindo proteção, rigidez e brilho ao mesmo.

O esmalte é um tecido extremamente duro (o tecido mais duro que existe no corpo humano), e o que confere esta dureza ao mesmo são os 97% de sais inorgânicos que o constituem (fosfato tricálcico, sais de sódio, potássio, carbonato de cálcio, etc). Sendo que os outros 3% são formados por substâncias orgânicas tais quais: água e proteínas.

Se furarmos o dente e penetrarmos no interior do mesmo, depois do esmalte encontraremos a dentina. A dentina é outro tecido que compõe o dente. Também trata-se de um tecido muito duro, formado por 70% de substâncias inorgânicas.

Além de menos dura que o esmalte a dentina apresenta no seu interior vário túbulos os quais são preenchidos por prolongamentos pulpares e líquidos. O que justifica a dor quando temos uma cárie ou outro problema.

Mais internamente vamos encontrar uma câmara preenchida por tecido pulpar (tecido conjuntivo rico em vasos sangüíneo e nervos), tecido este que é responsável pela nutrição do dente, sensibilidade e reparo do mesmo.

Na raiz temos o cemento ao invés do esmalte, o cemento também serve para proteger a raiz e para unir a mesma ao osso,através da inserção que se dá neste cemento de várias microfibras de tecido que são chamadas de ligamento periodontal. O cemento também é formado por tecido mineral e orgânico, no entanto é bem menos duro que o esmalte.

Odontologia

''A profissão do dentista é a mais completa, porque o dentista faz pontes como engenheiros, coroas como os floristas, extrai raízes como os matemáticos, perfura como os mineiros, faz esperar como as noivas, faz sofrer como os gerentes de bancos, mas faz você sorrir igual uma criança!"